terça-feira, 24 de novembro de 2009
Encerramento do Curso
Este é um blog destinado as postagens do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as Tics...
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Atividade 4.6B-Comentário sobre Currículo desenvolvido na ação,
Comentário: Concordo plenamente com você, pois a família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
Portanto, parabéns a toda a escola.
Relato do Projeto do trabalho
Atividade 4.6 A - Relatório do Projeto Família
Na realização do projeto Dia da Família na escola, iniciamos com o recebimento dos familiares pelos professores. Na sequência, foram apresentadas palestras sobre a importância da aproximação entre a família e escola; Dramatização referente ao tema; Leitura de textos redigidos pelos alunos; Declamação; Apresentação de músicas: Noites Traiçoeiras, Hap da Família, Pai Nosso da Mamãe em Libras; Apresentação de fotos das famílias dos alunos e funcionários no Data Show.
Em todas as atividades apresentadas fizemos uso das tecnologias : microfone, Home Teacher e registradas através de máquina digital, filmadora e Data Show.
Eva Carmem Vieira de Carvalho Marineide Francisca de Moraes Maria da Costa Xavier Eronice Rodrigues Francisco Lidiane Fraga Leocádio Marina de Assis J. Ávila Adriana Dias Cacildo da Cruz Bandeira Alachelma Campos Linhares Jaciara Aparecida | Flávia Rosa Cleonice da Silva Rodrigues Geralda da Cruz Bandeira Helena Maria de Souza Maria Conceição B. do Nascimento Maria Odete Rezende Paulênia Rodrigues T. Barbosa Virgulino Paes da Silva
|
Atividade 4.4- Contribuições das tecnologias
SÍNTESE DO GRUPO – USO DE TECNOLOGIAS NO CURRÍCULO
Em nosso grupo avaliamos as atividades que fizemos utilizando as Tics como muito proveitosas e dinâmicas. Os alunos aceitaram muito bem as novas tecnologias e estão aptos a novos horizontes, só basta agora o professor se adaptar as novas realidades do mundo tecnológico.
As atividades dos mapas foram aplicadas para ensinar geografia, os alunos encontraram os países no mapa da América do Sul e no mapa do Brasil, as Capitais. O objetivo desta atividade era fazer com que os alunos pudessem ter uma melhor visualização da divisão de Países e Estados. O conteúdo trabalhado foi divisão geopolítica da América do Sul e do Brasil. Para este trabalho foi utilizado computador com acesso a internet, as atividades duraram quatro horas, as crianças ficaram deslumbradas com a atividade, pois a cada acerto eram contados pontos, então, eles procuram realizar a tarefa com muita atenção.
A atividade da montagem de uma planilha de gastos mensais trabalhou conhecimentos de matemática, os alunos montaram uma planilha onde discriminaram seus gastos mensais, somaram o total gasto por mês, construíram o gráfico de barras e calcularam a porcentagem de seu salário que era gasto com cada um dos itens relacionados em sua planilha. O objetivo da atividade foi de ensiná-los como a matemática está presente em tarefas que eles realizam cotidianamente, como calcular os gastos mensais de suas casas. Os conteúdos matemáticos trabalhados foram operações aritméticas, gráficos e porcentagem. Utilizamos o computador e a planilha eletrônica Br Office Calc, para esta atividades foram utilizadas 4 aulas. As atividades ficaram mais dinâmicas e os alunos conseguiram visualizar os resultados de suas análises graficamente.
A atividade de conscientização dos alunos a respeito da Influenza A (H1N1), trabalhou com Ciências. Os alunos assistiram a um vídeo da Turma da Mônica que esclarecia as principais dúvidas sobre a doença e confeccionaram cartazes para expor na escola. O objetivo dessa atividade foi a conscientização dos alunos a respeito da Influenza A (H1N1) e também dos demais alunos da escola através dos cartazes produzidos. Foram trabalhados os conteúdos de higiene e saúde. Para esta atividade foi utilizado o projetor multimídia, computador com internet e máquina digital para registrar a atividade e teve duração de três horas. Os alunos ficaram empolgados e informados passando a ter maiores cuidados com a sua saúde.
Atividade 4.3- Contribuições das tecnologias
Relatório: Projeto “Saúde Bucal”
É muito importante ressaltar sobre o projeto que foi desenvolvido na Escola “Carlos Hugueney”. O tempo para a execução do projeto foi de uma semana. O projeto englobou todas as turmas das séries iniciais e suas determinadas disciplinas. Os alunos contribuíram com sua participação e criatividade.
Todos os dias durante uma semana os professores realizaram uma tarefa com uma turma no laboratório de informática, no pátio da escola e na sala de aula, usando as várias tecnologias como (internet) para pesquisa, máquina digital, microfone, microsystem, e também filmadora, para que ficassem registrados todos os passos do projeto. Os alunos apreciaram bastante, pois as aulas eram diversificadas, tornando-as mais agradáveis e dinâmicas. Ao término do projeto, convidamos uma profissional da área para a apresentação final do projeto. As crianças de cada turma apresentaram uma música sobre a saúde bucal, também teatro e cartazes. A profissional fez uma palestra e aplicou flúor nos dentes de cada criança e deu-lhes um quite contendo uma escova e um creme dental. Foi muito lindo o projeto e teve como objetivo trabalhar a prevenção da saúde bucal de criança e adolescente, para que mais tarde elas não venham sofrer por falta de dentição.
Atividade 4.2 - Comentário: Possibilidades de Contribuições das Tecnologias
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Atividade 3.6 Relatório sobre o projeto do folclore
Atividades 3.9 - Relato da apresentação do trabalho Projeto do folclore.
Atividades - 3.2 - Sugestões
Agora, em se tratando de hipermídia, a mesma permite a integração de várias mídias eletrônicas que já estão sendo amplamente utilizadas individualmente, como por exemplo, a televisão, o vídeo e também o computador. Os videogames competem com a televisão no do entretenimento doméstico; o computador está competindo com as palestras ou filmes em sala de aula, então, as reformas propostas para com a educação permitem que as crianças sejam as construtoras de seu próprio conhecimento. Que é aquele conhecimento que atravessa vários domínios da inteligência e da capacidade intelectual e tecnológica, ao passo que a escola tradicional continua mantendo sua visão arcaica, localizada maneiras de apreender e aprender o mundo.
Atividade 3.1- Comentário
[Alterar]
textos dos alunos
Escola Estadual Carlos Hugueney
Professora: Maria Xavier
Série: 3ºC Data: 20/08/09
Aluna: Karina Rezende da silva
As profissões que me interessam são profissões diferentes uma das outras, como: Farmácia, administração e enfermagem.
Farmácia por que sempre achei legal trabalhar de branco é que requer muita responsabilidade vender medicamentos para o povo. Em minha opinião ser farmacêutica é saber mais ainda como lidar com as pessoas da nossa sociedade. Acho isso por que a partir do momento que eu escolho uma profissão como farmácia, tenho que dar o máximo de mim por que é uma área que mexe com a saúde.
Administração por que eu acho que é uma área onde a pessoa pode montar seu próprio negocio.
Enfermagem é o mesmo que salvar vidas, pra mim é uma profissão onde tenho respeito é admiro muito quem faz esse trabalho humano.
Escola Carlos Huqueney
Professora: Maria Xavier
Série: 3ºC
Aluno (a): Priscila
Eu gostaria de ser veterinária, porque acho que é uma profissão boa e também que eu gosto. Na área de serviço é boa, e também o custo de dinheiro também.
Eu também gostaria de ser bióloga, porque acho uma área interessante e mexer com animais marinhos, mergulhar no mar deve ser gostoso, área de serviço é boa e o custo de dinheiro é bom.
Eu também gostaria de ser enfermeira, porque ajuda as outras pessoas. O custo de serviço é bom, e também o custo de dinheiro também.
Essas são as minhas três profissões que eu gostaria de fazer uma delas para eu ser algo um dia na vida.
Atividade 2.8 - Relato da tecnologia na prática
Relatório de aula
Conforme planejado, a aula utilizando hipertexto foi aplicada com uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Os alunos gostaram bastante da atividade, compreenderam bem e a maioria dos alunos conseguiu realizá-la no tempo previsto. Alguns alunos tiveram dificuldade com o uso do computador, pois não possuem o hábito de utilizá-lo.
Os alunos se surpreenderam com a quantidade de informações na internet sobre cada profissão e puderam conhecer um pouco mais sobre elas. Conseguiram justificar bem a escolha de suas profissões preferidas e produziram textos bastante claros e objetivos.
Os alunos receberam bem a atividade utilizando o computador e discutiram depois em sala sobre o uso da tecnologia no ensino e aprendizagem. Finalizamos o assunto com o relato das impressões que cada um teve de seu próprio trabalho e do trabalho dos colegas, dado que eles trocaram seus textos.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Atividade 2.7 - Tecnologia na Prática
Na atividade observada pude notar que todos os alunos participaram ativamente, conseguindo compreender o foco e a proposta da atividade. O trabalho foi apresentado e explicado pela professora da sala de forma bastante clara e a maioria dos alunos conseguiram, no tempo determinado, completar a atividade. Alguns tiveram dificuldade de digitação, pois não possuem o habito de usar computador, pudemos notar também que a maioria nunca havia colocado hiperlink em um texto.
Da parte dos alunos, houve surpresa com relação à quantidade de informação que a internet trazia sobre as profissões. Em especial nesta sala, por possuir poucos alunos, foi possível ficar um aluno em cada computador, no entanto, observei que eles trocaram informações, tiraram dúvidas e os que terminaram primeiro ajudaram os demais.
Todos os alunos conseguiram atingir os objetivos da atividade, embora alguns precisassem de mais tempo que outros. O professor deu bastante autonomia aos alunos deixando que eles próprios sanassem suas dificuldades com o uso do computador. Os computadores e programas funcionaram a contento e não houve nenhum problema de ordem técnica ou estrutural.
Esta atividade de criação de hipertexto pode ser adaptada para todas as séries, bastando que o aluno já possua o domínio da leitura e escrita e que o tema do hipertexto seja adequado para sua idade. Esta atividade pode ainda envolver várias disciplinas, basta que se faça um texto que aborde informações variadas.
Com esta atividade os alunos puderam compreender melhor a estrutura de um hipertexto, aprenderam a criá-lo, além de conhecerem um pouco mais sobre as profissões pelas quais se interessam.
Atividade 2.6 - Planejando atividades com hipertextos
Título: Pesquisa e Ação
Descrição: A atividade consiste na criação pelos alunos do terceiro ano do ensino médio de um pequeno hipertexto no qual constem informações sobre três profissões que o mesmo tenha interesse em seguir.
Objetivo geral: Pretendemos com esta atividade que o aluno tome contato com hipertexto, conhecendo suas funcionalidades e vantagens e construindo seu próprio hipertexto.
Objetivos Específicos:
Elaboração de um pequeno hipertexto
Noção de não linearidade e estrutura de texto
Coesão e coerência textual
Apropriação do conhecimento de diferentes profissões
Atividades:
1. Definir as profissões a serem pesquisadas.
2. Criar um texto coerente onde serão citadas as profissões de interesse
3. Pesquisar na rede informações sobre essas profissões e selecionar as mais adequadas
4. Linkar o texto as informações da rede selecionadas
5. Trocar o texto com um colega para verificar se o texto é de fácil entendimento.
Recursos:
Será utilizado o laboratório de computação da escola, para que os alunos produzam seu texto, pesquisem na internet e criem seus hipertextos.
Conhecimentos prévios:
Coesão e coerência textual
Avaliação:
Os alunos trocaram seus textos entre si. Ao trocar o texto com o colega, o mesmo será indagado se o texto está bom e de fácil compreensão, se não tiver, será lido pelo professor que dará dicas para sua melhoria.
Atividade 2.3 - Impressões sobre experiências de navegação
Fábulas é um livro infantil escrito por Monteiro Lobato e publicado em 1922.
Diversas fábulas de Esopo e La Fontaine integram essa antologia. Lobato as reescreve, comenta e até as critica.
1. A cigarra e as formigas
1. A cigarra e as formigas
2. A coruja e a água
3. A rã e o boi
4. O reformador do mundo
5. A gralha enfeitada com penas de pavão
6. O rato da cidade e o rato do campo
7. O velho, o menino e a mulinha
8. O pastor e o leão
9. Burrice
10. O julgamento da ovelha
11. O burro juiz
12. Os carneiros jurados
13. O touro e as rãs
14. A assembléia dos ratos
15. O galo que logrou a raposa
16. Os dois viajantes na macacolância
17. A menina do leite
18. A rã sábia
19. O veado e a moita
20. O sabiá e o urubu
21. A morte e o lenhador
22. O útil e o belo
23. As aves de rapina e os pombos
24. O burro na pele do leão
25. A raposa sem rabo
26. O peru medroso
27. O leão, o lobo e a raposa
28. O sabiá na gaiola
29. Qualidade e quantidade
30. O cão e o lobo
30. O cão e o lobo
31. O corvo e o pavão
32. Os animais e a peste
33. O carreiro e o papagaio
34. O macaco e o gato
35. A mosca e a formiguinha
36. Os dois burrinhos
37. O cavalo e as mutucas
38. O ratinho, o gato e o galo
39. Os dois pombinhos
40. As duas cachorras
41. A cabra, o cabrito e o lobo
42. Os dois ladrões
43. A mutuca e o leão
44. A fome não tem ouvidos
45. O olho do dono
46. Unha-de-fome
47. O lobo velho
48. O rato e a rã
49. O lobo e o cordeiro
50. O cavalo e o burro
51. O intrujão
52. O homem e a cobra
53. O gato e a raposa
54. A malícia da raposa
55. As razões do porco
56. Segredo de mulher
57. O automóvel e a mosca
58. A onça doente
59. O jabuti e a peúva
60. A raposa e as uvas
61. O gato vaidoso
62. Pau de dois bicos
63. A galinha dos ovos de ouro
64. A garça velha
65. O leão e o rato
65. O leão e o ratinho
66. O orgulhoso
67. O egoísmo da onça
68. O imitador dos animais
69. O burro sábio
70. O mal maior
71. Tolice de asno
72. As duas panelas
73. A pele do urso
74. Liga das Nações
Atividade 2.2 - Coisas importantes e significativas.
A Internet por exemplo, tem em cada website um hipertexto, pois os links das páginas fazem com que fragmentos de textos se unam a outros, deixando a cargo do leitor a formação de seu próprio texto.
O hipertexto é subversivo em relação ao monologismo construído na soma de muitas mãos e aberto para todos os links e sentidos possíveis. O hipertexto é subversivo em relação ao autor e leitor: no momento em que desejarmos poderemos reescrever os caminhos do texto, optando por outras vias. Subverte-se, portanto, a noção de autoria.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Dinâmica Compartilhada
Era uma vez a lua perdeu o seu brilho numa estação de inverno e deixou de ser o mais belo satélite.
A lua estava precisando de tratamento médico, pois amanheceu de cara inchada. .Lua era o apelido que ela tinha ganhado, mas o nome verdadeiro era Joana.
Joana, tinha uma irmã chamada Luara, ela era muito esperta e inteligente.
Joana era a irmã mais velha e conheceu sua irmã Luara no dia do seu nascimento, a qual ficou encantada e feliz pelo nascimento da irmãzinha e foi logo apelidando de Lua, porque a achava radiante.
Joana e Lua adoravam ir ao parque de sua cidade para fazerem caminhadas, namorarem e conhecerem amigos.
Mas, um dia Lua decidiu seguir seu destino e mudou-se para outra cidade em busca de estudos, pois ali não tinha como ela continuar a fazer aquilo que ela havia escolhido.
Joana ficou muito triste, mas tudo fez para sua amiga ir realizar seu sonho, passando assim se comunicarem sempre pela internet.
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
Atividade 1.7 - Projeto Por Pesquisa
ATIVIDADE 1.7 PESQUISA
Tema: “ÁLBUM DE TIRAS EM QUADRINHOS”
Conteúdos Curriculares: Língua Portuguesa /Artes
Duração: 1 mês (SETEMBRO/2008)
Números de alunos envolvidos: 18 alunos ( 2ª serie)
Professora: MARIA DA COSTA XAVIER
Tecnologias: computador/TV/ DVD/quadro/pincel/folha/lápis de cor/lápis de escrever, papel cartão ou cartolina/giz de cera.
Durante a realização do projeto encontrei algumas dificuldades em colocar em prática o trabalho proposto, devido ao comportamentos dos alunos. Eles ficaram um pouco agitados, porém conforme fui aprofundando as atividades elaboradas através das coletâneas de textos, que eram bem divertidos e interessante, pude notar que aos poucos as histórias foi prendendo a atenção deles. E ao começar desenvolver os trabalhos, os alunos queriam expor as suas idéias sobre as personagens que eles conheciam, todos queriam falar ao mesmo tempo, então foi difícil conter as agitações, porém foi bastante interessante. Mas em relação ao processo de aprendizagem, obtiveram sucesso. Eles conseguiram assimilar o conteúdo e ficaram animadíssimos com o resultado do álbum de tiras em quadrinhos.
Atividade 1.5 - FICHAMENTO
FICHAMENTO
Dados referentes à aula dada:
Instituição:
Escola Estadual “Carlos Hugueney” | |
Endereço: Rua Rio Branco Nº | |
Bairro: Centro | CEP: 78780 000 |
Cidade: Alto Araguaia | Estado: MT |
Telefone: 066 3481 |
Educadora:
Nome: Maria da Costa Xavier |
Disciplina: Área da Linguagem (Português e Artes) |
Série: 3ª Ano / 2ª Série Ano: 2008
|
ATIVIDADE: Confecção de um álbum de tiras em quadrinhos
TEMA: Álbum de tiras em quadrinhos
1) Resumo:
As histórias em quadrinhos, em especial as tiras, são textos curtos e divertidos. Trazem características gráficas que possibilitam às crianças ler antes de saber fazê-lo convencionalmente o formato do balão, as cores, os desenhos e símbolos.
2) Relação com o currículo formal (PCNs):
Língua Portuguesa e Artes: Leituras, Produção de texto, interpretação e pinturas.
3) Tecnologia usada: Televisão
- Filme de desenhos animados.
4) Materiais necessários:
- Materiais de referência sobre historias em quadrinhos (revistas, jornais, gibis, informações de sites na Internet, livros didáticos e livros disponíveis na própria escola;
- Cartolina ou papel cartão;
- Canetinhas, papel xamex, lápis de cores, cola, tesoura e outros materiais para montagem do álbum;
• Televisão e aparelho de DVD
5) Objetivos: Confeccionar um álbum com tiras lidas e conhecidas pelo grupo para ter mais uma fonte de leitura na sala de aula e para doar ao acervo da escola, podendo ser lido por todas as crianças da comunidade. Além da doação do álbum, os alunos deste grupo poderão ler os quadrinhos para os menores;
6) Procedimento:
1- Selecionar semanalmente para a sala de aula, tiras que sejam adequadas à faixa etária, em jornais, em gibis, ou em livros dedicados a um único personagem;
2- Considerar os saberes das crianças sobre os personagens apresentados;
3- Afixar histórias em quadrinhos já conhecidas nas paredes (ou murais) da sala para que as crianças possam ler e se divertir com os textos nos momentos que quiserem;
4- Promover, frequentemente leituras de histórias em quadrinhos afixadas no mural da sala para todo o resto do grupo;
5- Garantir que as crianças conheçam a função comunicativa dos diferentes tipos de balões quando está pensando, quando está falando, quando é o narrador que está falando e não o personagem, para utilizá-lo em suas histórias;
6- Conversar, frequentemente, com o grupo sobre o cuidado que se deve ter com os materiais coletivos.
7- Conversar sobre as características das histórias em quadrinhos as onomatopéias, os tipos de balões, as características dos personagens, etc;
8- Levar uma história em quadrinhos (uma tira) nova – ainda não lida para o grupo – com os balões tampados e pedir que produzam coletivamente uma história a partir das ilustrações, isto é, que investiguem a imagem, retome as características conhecidas dos personagens e produzem um texto apropriado. Depois das várias criações diferentes do grupo, apresentar a original e conservar sobre a versão de que mais gostaram. Escrever a versão eleita nos balões que estavam tampados;
9- Montagem do álbum de histórias em quadrinhos com o grupo e doação ao acervo da escola.