Atividade 2.6 – Planejando atividades com hipertexto
Título: Pesquisa e Ação
Descrição: A atividade consiste na criação pelos alunos do terceiro ano do ensino médio de um pequeno hipertexto no qual constem informações sobre três profissões que o mesmo tenha interesse em seguir.
Objetivo geral: Pretendemos com esta atividade que o aluno tome contato com hipertexto, conhecendo suas funcionalidades e vantagens e construindo seu próprio hipertexto.
Objetivos Específicos:
Elaboração de um pequeno hipertexto
Noção de não linearidade e estrutura de texto
Coesão e coerência textual
Apropriação do conhecimento de diferentes profissões
Atividades:
1. Definir as profissões a serem pesquisadas.
2. Criar um texto coerente onde serão citadas as profissões de interesse
3. Pesquisar na rede informações sobre essas profissões e selecionar as mais adequadas
4. Linkar o texto as informações da rede selecionadas
5. Trocar o texto com um colega para verificar se o texto é de fácil entendimento.
Recursos:
Será utilizado o laboratório de computação da escola, para que os alunos produzam seu texto, pesquisem na internet e criem seus hipertextos.
Conhecimentos prévios:
Título: Pesquisa e Ação
Descrição: A atividade consiste na criação pelos alunos do terceiro ano do ensino médio de um pequeno hipertexto no qual constem informações sobre três profissões que o mesmo tenha interesse em seguir.
Objetivo geral: Pretendemos com esta atividade que o aluno tome contato com hipertexto, conhecendo suas funcionalidades e vantagens e construindo seu próprio hipertexto.
Objetivos Específicos:
Elaboração de um pequeno hipertexto
Noção de não linearidade e estrutura de texto
Coesão e coerência textual
Apropriação do conhecimento de diferentes profissões
Atividades:
1. Definir as profissões a serem pesquisadas.
2. Criar um texto coerente onde serão citadas as profissões de interesse
3. Pesquisar na rede informações sobre essas profissões e selecionar as mais adequadas
4. Linkar o texto as informações da rede selecionadas
5. Trocar o texto com um colega para verificar se o texto é de fácil entendimento.
Recursos:
Será utilizado o laboratório de computação da escola, para que os alunos produzam seu texto, pesquisem na internet e criem seus hipertextos.
Conhecimentos prévios:
Noções de informática básica
Coesão e coerência textual
Avaliação:
Os alunos trocaram seus textos entre si. Ao trocar o texto com o colega, o mesmo será indagado se o texto está bom e de fácil compreensão, se não tiver, será lido pelo professor que dará dicas para sua melhoria.
Coesão e coerência textual
Avaliação:
Os alunos trocaram seus textos entre si. Ao trocar o texto com o colega, o mesmo será indagado se o texto está bom e de fácil compreensão, se não tiver, será lido pelo professor que dará dicas para sua melhoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário