quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Atividade 1.3 - Postura da Escola
O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica. Em se tratando das tecnologias como pratica pedagógica, vejo que crianças hoje em dia, já nascem nesse ambiente de grandes recursos tecnológicos que operam e interagem com extrema facilidade. E que não cabe mais a escola ignorá-los e sim aos professores aprenderem manusear os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas, como também aprender a conhecer as potencialidades pedagógicas envolvidas nas diferentes tecnologias para integrá-las no ensino aprendizagem. Agora, escolher entre tantos recursos existentes requer também capacitação dos professores para que escolham adequadamente a fim de desenvolver a sua prática pedagógica de forma envolvente, instigando a curiosidade dos alunos, criando situações que propiciem a observação e interpretação dos fatos, transformando a informação em conhecimento verdadeiro, em um saber ordenado, para que o aluno encontre sentido naquilo que está aprendendo. Portanto, os avanços tecnológicos que atualmente chegam à grande maioria das nossas escolas são muitos, porém só serão válidos se os professores tiverem em mente os objetivos que querem atingir com a sua utilização, modernizando também sua forma de dar aula e de olhar o mundo. Os acervos hoje disponíveis para as escolas nem sempre fazem parte do acervo pessoal dos professores, pois muitos ainda não dominam a utilização de outras ferramentas além do quadro de giz, livro didático, máquina de escrever e mimeógrafo. A evolução da tecnologia que aperfeiçoou os recursos trazendo-os para o dia a dia da escola, como o rádio, a televisão, o computador e a Internet, vieram para trazer grandes benefícios que servem para facilitar a vida profissional, empregando-se diversos aplicativos que estão acessíveis no mercado e auxiliam na agilização do seu trabalho, devendo ter sempre em mente aquilo que querem promover com o uso de determinando recurso. Os novos recursos tecnológicos sozinhos e mal empregados não serão a salvação da aprendizagem. Maria da Costa Xavier
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário