FICHAMENTO
Dados referentes à aula dada:
Instituição:
Escola Estadual “Carlos Hugueney” | |
Endereço: Rua Rio Branco Nº | |
Bairro: Centro | CEP: 78780 000 |
Cidade: Alto Araguaia | Estado: MT |
Telefone: 066 3481 |
Educadora:
Nome: Maria da Costa Xavier |
Disciplina: Área da Linguagem (Português e Artes) |
Série: 3ª Ano / 2ª Série Ano: 2008
|
ATIVIDADE: Confecção de um álbum de tiras em quadrinhos
TEMA: Álbum de tiras em quadrinhos
1) Resumo:
As histórias em quadrinhos, em especial as tiras, são textos curtos e divertidos. Trazem características gráficas que possibilitam às crianças ler antes de saber fazê-lo convencionalmente o formato do balão, as cores, os desenhos e símbolos.
2) Relação com o currículo formal (PCNs):
Língua Portuguesa e Artes: Leituras, Produção de texto, interpretação e pinturas.
3) Tecnologia usada: Televisão
- Filme de desenhos animados.
4) Materiais necessários:
- Materiais de referência sobre historias em quadrinhos (revistas, jornais, gibis, informações de sites na Internet, livros didáticos e livros disponíveis na própria escola;
- Cartolina ou papel cartão;
- Canetinhas, papel xamex, lápis de cores, cola, tesoura e outros materiais para montagem do álbum;
• Televisão e aparelho de DVD
5) Objetivos: Confeccionar um álbum com tiras lidas e conhecidas pelo grupo para ter mais uma fonte de leitura na sala de aula e para doar ao acervo da escola, podendo ser lido por todas as crianças da comunidade. Além da doação do álbum, os alunos deste grupo poderão ler os quadrinhos para os menores;
6) Procedimento:
1- Selecionar semanalmente para a sala de aula, tiras que sejam adequadas à faixa etária, em jornais, em gibis, ou em livros dedicados a um único personagem;
2- Considerar os saberes das crianças sobre os personagens apresentados;
3- Afixar histórias em quadrinhos já conhecidas nas paredes (ou murais) da sala para que as crianças possam ler e se divertir com os textos nos momentos que quiserem;
4- Promover, frequentemente leituras de histórias em quadrinhos afixadas no mural da sala para todo o resto do grupo;
5- Garantir que as crianças conheçam a função comunicativa dos diferentes tipos de balões quando está pensando, quando está falando, quando é o narrador que está falando e não o personagem, para utilizá-lo em suas histórias;
6- Conversar, frequentemente, com o grupo sobre o cuidado que se deve ter com os materiais coletivos.
7- Conversar sobre as características das histórias em quadrinhos as onomatopéias, os tipos de balões, as características dos personagens, etc;
8- Levar uma história em quadrinhos (uma tira) nova – ainda não lida para o grupo – com os balões tampados e pedir que produzam coletivamente uma história a partir das ilustrações, isto é, que investiguem a imagem, retome as características conhecidas dos personagens e produzem um texto apropriado. Depois das várias criações diferentes do grupo, apresentar a original e conservar sobre a versão de que mais gostaram. Escrever a versão eleita nos balões que estavam tampados;
9- Montagem do álbum de histórias em quadrinhos com o grupo e doação ao acervo da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário